Página inicial
Receitas
Livros - Vídeos
Links
Mapa do Site
E-mail
Umidade
pH - Controle
Contaminantes
Incubadora
Pós-colheita
Sua experiência
Ágar - preparo
Inóculo em Grãos

Composto em Serragem

Cultivo em Restos Vegetais

Cultivo em Toras
Conservação das Culturas
Cultivo de Comestíveis
Cultivo de Medicinais

Fluxograma

Esterilização
Lista de Espécies
Como Comprar
Fotos 1
Fotos 2
Fotos 3
Fotos 4
Composto em Serragem - Como fazer

 

Composto a base de serragem


O composto feito a base de serragem é preparado adicionando-se à serragem uma porcentagem de farelos , o que aumenta significativamente a produtividade , devido ao aumento da disponibilidade de nutrientes para o micélio.
Quando há um excesso muito grande de nutrientes, também aumenta muito a incidência de contaminantes , sendo necessário aumentar o tempo de esterilização do composto para assegurar que todos os contaminantes sejam eliminados. Durante o cultivo um teor muito alto de farelos pode chegar a inibir a formação do cogumelo além de favorecer o aparecimento de contaminantes.
Adiciona-se também uma quantidade de água suficiente para que o composto fique com um teor de umidade em torno de 60 a 65 % após a esterilização, que é considerado ideal para o crescimento do micélio da maioria dos cogumelos .

.

Cálculo da quantidade de água para obter um teor de umidade entre 60 a 65 %.

 

Para uma serragem e farelos que não contivessem umidade alguma , a quantidade de água a ser adicionada para se chegar ao conteúdo de 60 % de água no composto , seria de exatamente 1,5 vezes o peso da mistura de serragem + farelo , conforme exemplo abaixo:

1000 g de serragem de eucalipto
50 g de farelo de arroz ou de trigo
1575 ml de água = (1050 g x 1,5 vezes)
total da mistura = 2625 g

Onde temos que os 1575 ml de água correspondem a 60 % do total da mistura (60 % de 2625 g).

Ou seja :

(1575 / 2625) x 100 = 60%

Um método prático para se adicionar a água necessária é feito da seguinte forma:


1) Pesar uma porção de serragem suficiente para encher a quantidade desejada de frascos de palmito que se pretende usar para produzir os cogumelos.Lembrar que o volume da mistura seca de serragem e farelos diminui ao ser umidecido e compactado nos frascos, portanto devemos compensar essa diferença.Colocar em um balde plástico . Para grandes produções , utilizar uma betoneira para realizar as misturas.

2) Adicionar 5 % de farelo de arroz ou trigo a essa serragem .

3) Misturar até homogeneizar bem a mistura .

4) Pelo peso da mistura , fazer o cálculo conforme explicado acima (1,5 x o peso da mistura). Adicionar parte da água calculada e misturar tudo novamente CLIQUE AQUI.

5) Ir adicionando água aos poucos e após cada adição e homogenização pegar um punhado da mistura e apertar forte com as mãos.Com um teor de umidade próximo ao ideal deve escorrer apenas poucas gotas de água entre os dedos. Se não escorrer nada, estará seco ainda e se escorrer água em excesso passou do ponto.Para corrigir o material com excesso de umidade , adicionar mais mistura de serragem e farelo (secos) até chegar ao teor de umidade adequado.Não adicionar só serragem pura para corrigir o tero de umidade ,pois a porcentagem de farelos irá abaixar.

A partir desse ponto siga um dos procedimentos abaixo (itens 6 ou 7) que dependem do uso que será destinado ao composto.A diferença entre os procedimentos está na quantidade de composto colocada nos frascos e sua compactação.

6) Se estiver preparando o composto para ser usado como inóculo:

Encher os frascos somente até a metade com composto e não compactar muito o material para permitir que possa ser agitado com facilidade.Tampar com tampa metálica com feltro sob a mesma e proceder a esterilização por 1:30 horas em panela de pressão. A menor quantidade de composto é necessária para que se possa dispersar o micélio inoculado e acelerar a colonização do composto pelo micélio.Esse micélio é inoculado a partir da cultura em ágar. Quando esse frasco com composto cheio até a metade estiver tomado pelo micélio do cogumelo , será usado como inóculo para outros frascos preparados conforme os ítens 7, 8 e 9 abaixo.

7) Se estiver preparando o composto para ser usado como substrato final para produção dos cogumelos:

A mistura com a umidade corrigida será colocada bem comprimida dentro dos frascos de palmito . Encher até cerca de 2 a 3 cm da boca do frasco .Depois disso, introduzir no centro da mistura um pedaço de madeira roliça ou material plástico de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro com a ponta afilada , fazendo um canal (canal de inoculação) , porém não chegando até o fundo do frasco CLIQUE AQUI. Quando se inocula somente na superfície do composto , o tempo de crescimento do micélio é ligeiramente maior do que quando se inocula na superfície e dentro do canal. O uso do canal diminui o tempo necessário para a corrida do micélio e antecipa o início da produção dos cogumelos. O micélio só produzirá cogumelos após ter tomado todo o composto dentro do frasco.

8) Com o auxílio de um vaporizador de água , espirrar de 3 a 4 vezes sobre a superfície do composto até deixá-la levemente úmida. Isto irá aumentar um pouco a umidade na superfície do composto após a esterilização, pois a parte superficial do composto tende a ressecar mais após ser esterilizada .Lavar os resíduos de serragem aderidos à parede externa do frasco, tomando o cuidado de não deixar entrar água no frasco, o que poderia inutilizar o composto destes frascos. Limpar com um pedaço de papel macio , os resíduos de compostos grudados nas paredes internas do frasco acima da serragem e tampar o frasco com uma tampa metálica preparada com um disco de feltro colocado sob a mesma CLIQUE AQUI. Os quatro frascos estão agora prontos para serem esterilizados em uma panela de pressâo de 7 litros.

9) Proceder a esterilização dos frascos por 1:30 horas conforme a página esterilização.

10) Na bibliografia existem outras fórmulações diferentes desta que utilizo.Clique aqui para ir à página de livros.