Página inicial
Receitas
Livros - Vídeos
Links
Mapa do Site
E-mail
Umidade
pH - Controle
Contaminantes
Incubadora
Pós-colheita
Sua experiência
Ágar - preparo
Inóculo em Grãos

Composto em Serragem

Cultivo em Restos Vegetais

Cultivo em Toras
Conservação das Culturas
Cultivo de Comestíveis
Cultivo de Medicinais

Fluxograma

Esterilização
Lista de Espécies
Como Comprar
Fotos 1
Fotos 2
Fotos 3
Fotos 4
Contaminantes

 

CONTAMINANTES

Os contaminantes são microorganismos que competem com o micélio do cogumelo pela absorção dos nutrientes presentes nos meios de cultura e nos substratos de cultivo. Os contaminantes principais são fungos , leveduras e bactérias. Aparecem em qualquer uma das fases de cultivo e são decorrentes de um processo de pasteurização ou esterilização inadequados, de um inóculo contaminado, de instrumentos de inoculação contaminados ou não esterilizados adequadamente ao fogo (alças e hastes de inoculação ), do local de inoculação (contaminação por esporos de fungos), etc. Sua presença é notada pela coloração diferente do branco (fungos coloridos), pelo aspecto leitoso e cheiro ruim (bactérias e leveduras), podendo ainda apresentar os dois sintomas no caso de uma contaminação por bactérias e fungos juntos. Alguns fungos apresentam velocidade de crescimento muito superior ao do micélio do cogumelo e ainda liberaram no composto substâncias que atuam como inibidoras de crescimento, ou seja além de crescerem mais rápidamente , ainda impedem o crescimento do micélio do cogumelo nas áreas ocupadas pelo contaminante.

A seguir alguns exemplos de contaminantes , lembrando que existem muitos mais:

CONTAMINANTES EM ÁGAR

Presença de fungos coloridos diferentes do micélio branco : Trichoderma sp.(bolor verde), Aspergilus (verde azulado),etc.

FOTOS DE CONTAMINAÇÃO POR FUNGOS NOS LINKS ABAIXO:

CLIQUE AQUI - FOTO 1

CLIQUE AQUI - FOTO 2

CLIQUE AQUI - FOTO 3


CONTAMINANTES EM GRÃOS DE CEREAIS E SERRAGEM

Inóculo sadio (CLIQUE AQUI)

Inóculos contaminados por fungos (CLIQUE AQUI)

Inóculo com excesso de incubação (velho).(CLIQUE AQUI)

Nesse último exemplo, apesar de não ser considerado uma contaminação , o uso desse material para inocular um composto pode predispor ao aparecimento de contaminações e ausência de produção de cogumelos devido ao fato desse material não ter um crescimento tão vigoroso como um inóculo usado na época adequada.

No livro " The Mushroom Cultivator " do autor Paul Stamets existe uma lista de possíveis contaminantes com desenhos feitos a partir de imagens obtidas em microscópio. Estas imagens auxiliam na identificação destes contaminantes e seu controle. Veja a página de livros para obter mais informações.