Página inicial
Receitas
Livros - Vídeos
Links
Mapa do Site
E-mail
Umidade
pH - Controle
Contaminantes
Incubadora
Pós-colheita
Sua experiência
Ágar - preparo
Inóculo em Grãos

Composto em Serragem

Cultivo em Restos Vegetais

Cultivo em Toras
Conservação das Culturas
Cultivo de Comestíveis
Cultivo de Medicinais

Fluxograma

Esterilização
Lista de Espécies
Como Comprar
Fotos 1
Fotos 2
Fotos 3
Fotos 4
Inóculo em Sementes de Cereais - Preparação

 

05 - Cozimento dos grãos de cereais


Procedimento


Podemos usar vários tipos de grãos de cereais para o preparo do inóculo ,tais como grãos de trigo, centeio ,sorgo ,milho ,arroz com casca ,etc.Os grãos de arroz tendem a agrupar com facilidade , formando grumos.O trigo é um dos mais utilizados na produção do inóculo em forma de grãos .Uso grãos de trigo para preparar minhas "sementes" e recomendo o seu uso pelos interessados.

Independente dos tipos de grãos utilizados, o material deve ter sido colhido o mais recente possível , estar livre de defensivos agrícolas, estar bem seco e livre de bolores.Quanto mais velhas as sementes , maior é a tendência desse material perder seus nutrientes e apresentar uma carga maior de contaminantes que devem ser eliminados no processo de esterilização.

1) Medir o volume de trigo crú sabendo-se que após cozido em água , seu volume irá triplicar ou seja , a variação de volume do trigo crú para o trigo cozido é de 1 parte de trigo crú para 3 partes de trigo cozido.Lavar os grãos de trigo crus em água corrente e deixar de molho em água fria de um dia para o outro. No dia seguinte , lavar os grãos em água corrente para eliminar toda a sujeira desprendida.

O processo de deixar os grâos de molho em água fria permite que os grãos adquiram uma certa quantidade de umidade e ao mesmo tempo permite a germinação de esporos de bactérias que estão presentes nos grãos secos em forma dormente.Os esporos das bactéria apresentam uma resistência maior ao processo de esterilização do que as próprias bactérias (necessitam de um tempo maior de esterilização para que sejam eliminados).

A formação dos esporos das bactérias ocorre quando estas não encontram condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Ao colocar os grãos de molho em água fria , as bactérias passam da forma esporulada para a fase vegetativa , quando são mais fácilmente destruidas pelo calor do processo de esterilização na panela de pressão ou autoclave.

2) Em uma panela comum , cobrír os grãos com água e cozinhá-los por 15 minutos até que fiquem levemente macios.

3) Esfriá-los em água corrente para retirar o excesso de amido liberado e escorrer todo o excesso de água dos grãos com o auxílio de uma peneira.

4) Após estarem bem escorridos , adicionar 1 % de carbonato de cálcio (em relação ao peso seco dos grâos ) e colocar os grãos de trigo cozidos em frascos de boca larga préviamente lavados (vidro de palmito) preenchendo-os com 2/3 do volume com os grãos cozidos.Tampar os frascos com a tampa metálica. Essa tampa deve possuir um filtro debaixo dela feito com um disco de feltro.Outra alternativa é furar-se centralmente a tampa metálica com uma broca de 3/8" e colocar neste furo um chumaço de algodão bem ajustado. Neste caso devemos cobrir a tampa e o algodão com um papel grosso antes de procedermos a esterilização dos frascos.O papel evitará que o algodão fique umidecido pelo vapor d´agua durante a esterilização.A função do disco de feltro e do algodão é permitir a passagem de oxigênio para o interior do frasco durante a incubação do material , porém impedindo a passagem de organismos contaminantes.

5) Esterilizar em panela de pressão por 1:30 horas. ver procedimento de esterilização

6) Deixar os frascos dentro da panela até que esfriem a temperatura ambiente.

7) Após retirados da panela ,os frascos devem ser inspecionados para ver se não racharam e agitados de forma a se desfazer os aglomerados de grãos que tendem a se formar devido ao cozimento. Uma boa superfície para se agitar esses frascos e com pouco risco de causarem acidentes com cortes é batê-los de encontro à banda de rodagem de um pneu de automóvel préviamente lavado e desinfetado com álcool.

O aspecto ideal dos grãos após desfeitos os aglomerados é de grãos soltos não muito secos e nem com excesso de água no fundo dos frascos.O excesso de água antes da esterilização causa a aglomeração excessiva dos grãos que dessa forma ficam difíceis de serem agitados.O excesso de água após o cozimento pode facilitar o crescimento de bactérias. Os grãos muito secos após o cozimento impedem o crescimento do micélio.

Um volume excessivo de grãos cozidos colocados nos vidros passando muito de 2/3 do volume do frasco , dificultará a agitação dos mesmos. Devemos então proceder à inoculação desses grâos com o micélio do fungo obtido na etapa etapa 03


Ir para Inoculação dos grãos de cereais

Voltar para Conservação das culturas em ágar