Página inicial
Receitas
Livros - Vídeos
Links
Mapa do Site
E-mail
Umidade
pH - Controle
Contaminantes
Incubadora
Pós-colheita
Sua experiência
Ágar - preparo
Inóculo em Grãos

Composto em Serragem

Cultivo em Restos Vegetais

Cultivo em Toras
Conservação das Culturas
Cultivo de Comestíveis
Cultivo de Medicinais

Fluxograma

Esterilização
Lista de Espécies
Como Comprar
Fotos 1
Fotos 2
Fotos 3
Fotos 4
Inóculo em Sementes de Cereais - Conservação

 

07– Spawn de trigo - conservação


O limite de tempo máximo de conservação das sementes feitas com grãos de trigo já inoculadas e após terem o micélio crescido por todo os grãos de trigo pode chegar a 3 meses em geladeira, não devendo no entanto ser congelada.

Devemos lembrar no entanto que o micélio de algumas espécies de cogumelos não sobrevivem em temperatura baixa , morrendo após exposição contínua ao frio (Exemplos: Volvariella volvacea e Pleurotus ostreato-roseus). Para esses exemplos, o inóculo não deverá ser nunca armazenado em geladeira e sim usado o mais breve possível.

O inóculo em sementes de cereais de uma maneira geral deve ser usado o quanto antes , pois o seu envelhecimento causa a liberação de metabólitos pelo próprio fungo que serão prejudiciais a ele mesmo , enfraquecendo-o , podendo ainda favorecer o aparecimento de competidores dentro do frasco onde está armazenado o spawn em grãos de cereais.

O aparecimento de competidores (fungos, bactérias,etc) inviabiliza o uso posterior dessa semente para inoculação dos compostos ou outros frascos com mais grãos de cereais cozidos.

Devemos dessa forma preparar somente a quantidade de sementes suficiente para uso imediato.