Página inicial
Receitas
Livros - Vídeos
Links
Mapa do Site
E-mail
Umidade
pH - Controle
Contaminantes
Incubadora
Pós-colheita
Sua experiência
Ágar - preparo
Inóculo em Grãos

Composto em Serragem

Cultivo em Restos Vegetais

Cultivo em Toras
Conservação das Culturas
Cultivo de Comestíveis
Cultivo de Medicinais

Fluxograma

Esterilização
Lista de Espécies
Como Comprar
Fotos 1
Fotos 2
Fotos 3
Fotos 4
Cultivo de Flammulina velutipes

 

Flammulina velutipes (ENOKITAKE)


Procedimento:

O cultivo do cogumelo Flammulina velutipes (Enoki ou Enokitake) é feito de acordo com o procedimento da página Serragem.

Procede-se a inoculação com inóculo feito com grãos de cereais de acordo com a página Sementes. Os vidros inoculados são incubados em ambiente escuro com temperatura em torno de 25ºC até que o micélio atinja o fundo dos frascos.

Aguarda-se então 20 dias até que o micélio fique mais compacto e retira-se a tampa dos vidros.Com a ajuda de uma colher flambada ao fogo , retira-se a camada superior do substrato (cerca de 1 cm), para que o micélio se forme uniformemente de novo sobre a superfície do substrato. Cada frasco é então colocado dentro de uma embalagem plástica transparente e com tampa. Dentro da embalagem plástica coloca-se no fundo uma camada de água de 1-2 cm de altura para manter seu interior com umidade elevada. Coloca-se as embalagens plásticas (tampadas) contendo os vidros (destampados) em seu interior dentro da geladeira para que ocorra a formação dos primórdios da Flammulina que se formam quando a temperatura está em torno de 7-10ºC .

Devemos agora permitir que o micélio recubra toda a superfície do substrato, ficando novamente todo branco. Quando isso ocorrer devemos abrir cada embalagem plástica uma vez por dia para que ocorra uma leve aeração e iluminação do micélio na superfície do substrato (alguns minutos somente), retornando sempre o conjunto para a geladeira. Após alguns dias seguindo esse procedimento , observa-se a formação de primórdios cinza claro em grande número na superfície do substrato. Esses primórdios irão evoluir para cogumelos com pés compridos, finos e chapéu diminuto de cor bege claro formando uma espécie de touceira de cogumelos.Quanto menor a exposição à luz mais claros os cogumelos ficarão.

Para colhê-los, devemos retirar todos de uma vez , limpando os restos de resíduo aderidos aos pés dos cogumelos. Para uma segunda produção devemos raspar novamente a superfície do substrato com uma colher flambada ao fogo, deixar que o micélio cresça até ficar branco de novo e então cobrir a superfície do substrato com água tratada , deixando essa água por 15 a 20 minutos e depois escorrer o excesso deixando os frascos de boca para baixo.

Devemos colocar os vidros novamente nas embalagens plásticas com água no fundo na geladeira e repetir o procedimento de abrir os frascos uma vez por dia até que se formem novos primórdios e novos cogumelos. Essa segunda produção de cogumelos será bem menor que a primeira.

 

Voltar para Página - Cultivo de Comestíveis